Release

Com o patrocínio da empresa Metrô-Rio através da Lei de incentivo a cultura do município do Rio de Janeiro, a Aliança Resgate Organização Não-Governamental realiza desde fevereiro de 2011, oficinas de cinema para jovens de comunidades e sessões com filmes brasileiros.
O projeto consiste em aulas e Introdução e linguagem do cinema, roteiro, produção e edição. Como resultado os alunos produzirão um curta metragem que será distribuído em um DVD.

As sessões de filmes acontecem nos bairros do Rio Comprido, Estácio e Catumbi desde março de 2010 e foi implementado pela instituição através do edital do programa do Ministério da Cultura – Cine Mais Cultura, que cedeu equipamento para as exibições – tela de projeção, projetor, mesa de som, caixas amplificadoras,microfones e aparelho de DVD – o programa através da Programadora Brasil ( também do Ministério da Cultura) cede filmes nacionais gratuitamente de seu catálogo. Foram realizadas 80 sessões com mais de 1.500 expectadores, sendo exibidos filmes como “Menino Maluquinho”, “Castelo Rá-Tin-Bum” e curtas dos festivais “Visões Pèriféricas”, “Mostra do Filme Livre”, “Dia internacional da Animação”, “Curta cinema” e longas da mostra “Brasilidades”.

O projeto foi contemplado pelo edital Territórios da Paz do Minc para realizar oficinas na Comunidade do Turano.

O Cine Chega Mais surgiu da necessidade de somar com as ações culturais desenvolvidas nos bairros do Rio Comprido, Catumbi, Estácio e Cidade Nova. Mesmo sendo áreas pertencentes ao Centro da cidade, não possuem equipamentos culturais e existe pouca oferta de projetos culturais.

O produtor do cine, Fabrício Machado, morador da área acredita que o audiovisual promove a inclusão cultural e social dos jovens de áreas de risco, amplia horizontes e oferece oportunidade para a entrada no mercado de trabalho. A realizadora Aliança Resgate foi fundada por um ex-menino de rua e atua nas questões sociais e culturais desde 1999.





As sessões de filmes acontecem na Praça Condessa Paulo de Frontin no Rio Comprido e no Viaduto 31 de março no Catumbi . Para maiores informações sobre as datas e programações no www.cinechegamais.com para todos os públicos, filmes com classificação livre.
Todas as atividades do Cine Chega Mais são gratuitas.



Sobre o Cine Mais Cultura no site www.cinemaiscultura.org.br
Sobre a Programadora Brasil no site www.programadorabrasil.org.br
Sobre a Lei de Incentivo no site www.rio.rj.gov.br/web/smc
Sobre o Metrô-Rio no site: www.metrorio.com.nr


Arong e Produção Cine Chega Mais
(21) 2504-3175
E-mails: fabriciomachado@cinechegamais.com – Produtor
contato@cinechegamais.com – Contato Geral
produção@cinechegamais.com – Produção